Dicas para iniciantes em Ruby On Rails

Olá pessoal, como já falei em alguns posts eu estou estudando Ruby, quero compartilhar minhas experiências e algumas dicas que estou seguindo para aprender essa nova linguagem.
Durante alguns dias quando estava iniciando os estudos em Ruby fiquei montando o ambiente de desenvolvimento no Windows .

Minha conclusão do ambiente Ruby + Rails no Windows:

zxn6zn

Realmente foi desastrosa, depois da minha grande conclusão, resolvi voltar as minhas origens e instalar o Linux, sabe qual foi o resultado??

zxn6zn

Para preparar toda a instalação do Ruby e o seu gerenciamento no Linux utilizei a ferreamente RVM.

Uma vez o ambiente configurado, assisti alguns vídeos sobre boas práticas, e muito comum quando estamos aprendendo novas linguagens trazermos alguns vícios que podem comprometer nosso aprendizado.

Guia de codificação

Durante os meus estudos conheci o projeto Ruby Style Guide, no projeto contém várias dicas importantes. Para saber mais sobre o projeto clique aqui.

Dica de livro para iniciantes

Para aprimorar meus estudos comprei o livro “Ruby: Aprenda a programar na linguagem mais divertida, além do excelente conteúdo o preço e realmente atrativo.

Ferramentas

No ambiente Windows e muito comum utilizarmos o Visual Studio para programarmos em C#, porém no Linux procurei utilizar editores, utilizando o Ruby não senti nenhuma necessidade de utilizar uma IDE, existe uma excelente artigo no blog do Akita: IDEs e Editores, como escolher?

Bom pessoal, esse foi um post com algumas dicas que estão me ajudando na minha evolução no mundo  Ruby On Rails.

4 Responses so far.

  1. e ai cara, boa noite,

    então cara, realmente, windows para você preparar todo o ambiente, é uma completa merda… ainda tem lendas que dizem que funciona… mas eu não acredito muito não rsrsrs

    quanto a literatura tem o livro da casa do código que é no mínimo interessante :)

    []s

  2. Juliano Sales disse:
    Boa noite Rafael, e feliz ano novo pra ti mano :)
    Realmente Ruby On Rails não foi feito para Windows acredito também que é um lenda rodar ele no Windows, eu já tentei e não consegui.
  3. Roda no windows sim! É só instalar o Vagrant, hahaha.
  4. Juliano Sales disse:
    Boa André hahahaha

LEAVE A COMMENT